terça-feira, 7 de julho de 2009

Homenagem a Lula deixa PSDB e DEM com dor de cotovelo.

O Presidente Lula recebeu por sua luta pela democracia e pela justiça social, o Prêmio Félix Houphoet-Boigny.
A cerimônia de entrega do prêmio da UNESCO, para a qual foram convidados diversos chefes de estado e de governo, foi realizada na sede da Organização, em Paris.
Durante o anúncio da premiação, em maio, o membro do júri e ex-presidente de Portugal Mario Soares declarou que a decisão de homenagear o Presidente Lula considerou “suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”.

Para tentar ofuscar a liderança e a importância de Lula para o mundo e ressuscitar o ex-presidente entreguista, privatista, elitista e incompetente FHC, os demos e a tucanada, resolveram fazer uma sessão solene em homenagem aos 15 anos do Plano Real, que segundo eles, foi criado durante governo de Fernando Henrique Cardoso. Porém, o ex-presidente da República Itamar Franco (que filiou-se ao partido de aluguel do PDSB, o PPS) fez duras críticas à campanha do PSDB por ocasião dos 15 anos do Plano Real.
Em entrevista à Rádio Eldorado, no último dia 1º, Itamar disse que a campanha deturpa e nega a história e lembrou que a equipe de formuladores do plano era composta por integrantes de outros partidos.
"A todo instante assistimos na TV o PSDB comemorando os 15 anos do Plano Real. Oras, isso não nos magoa, mas é uma deturpação, uma negação da história." Itamar afirmou que combaterá o PSDB se o partido defender a paternidade do Plano Real durante as eleições 2010.Presidente de 1992 a 1995, Itamar chamou para si a responsabilidade política pela implantação do Real, em 1994, e ressaltou o papel de outros políticos e economistas. "O grande ministro do Plano Real chama-se (Rubens) Ricupero e, em seguida, Ciro (Gomes). E depois houve Paulo Haddad, Eliseu Resende. O plano não é só de um ministro. E é preciso lembrar que o Plano Real foi assinado pelo presidente da República, não por uma ordem técnica. A parte política foi garantida pelo presidente da República", afirmou.

Um comentário:

  1. Excelente matéria e aproveitei, sem pedir autirização do autor e coloquei no meu simplório bloguinho. Parabéns!

    ResponderExcluir