sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Chávez anuncia acordo com a China

Hugo Chávez anunciou que a China concordou em investir US$ 16 bilhões na exploração de petróleo na bacia do rio Orinoco

Da BBC Brasil

Segundo Chávez, as petroleiras chinesas formarão uma parceria com a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) e a sociedade deverá produzir 450 mil barris diários de petróleo cru.
O presidente não deu mais detalhes sobre o acordo e não citou quais empresas chinesas estariam envolvidas na parceria.
Recentemente, a Venezuela havia assinado um acordo similar com o governo da Rússia, avaliado em cerca de US$ 20 bilhões. As duas parcerias devem elevar a produção de petróleo no país em 900 mil barris diários.

Parcerias

Segundo o correspondente da BBC em Caracas Will Grant, o anúncio deverá ser bem recebido pelos investidores da indústria petroleira da Venezuela, que vêm reclamando que a falta de investimentos do governo em infraestrutura prejudicou a produção.
O correspondente afirmou ainda que Chávez considera os acordos como parte do esforço de ampliar as parcerias bilaterais na indústria petroleira.
O líder venezuelano fala com frequência do que ele chama de “mundo multipolarizado”, no qual a América Latina seria mais independente de Washington.
Apesar disso, as empresas americanas continuam sendo o principal suporte da indústria energética da Venezuela.
Segundo Grant, Chávez deve esperar que os acordos bilionários com países mais simpáticos à “revolução socialista” proposta por ele proporcionem à Venezuela ainda mais independência econômica dos Estados Unidos.
A Venezuela é o quinto maior exportador mundial de petróleo e o 11º maior produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário