quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lula, Fidel e Raul: encontro de amigos

O presidente Lula teve nessa quarta-feira (24) encontros históricos em Cuba com o presidente Raul Castro e o primeiro-secretário do Partido Comunista Cubano, Fidel Castro. Segundo informações da Presidência da República, foi uma reunião de amigos. É a quarta vez que o presidente Lula visita Cuba no exercício da Presidência da República, numa demonstração dos sólidos laços entre o Brasil e a Ilha revolucionária e como expressão da solidariedade entre as duas nações e os dois povos.

A visita se realiza num momento em que a vocação latino-americana da política externa brasileira se manifesta com mais nitidez e logo após a fundação da Celac – Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos, num passo histórico de enorme significado para os destinos da integração solidária entre os povos e países da região. No final de seu período de oito anos à frente do governo brasileiro, o presidente Lula reafirma a sua opção de estar ao lado das forças antiimperialistas.
A visita do presidente brasileiro a Havana cumpre também objetivos econômicos, de interesse mútuo. As ajudas e investimentos que o Brasil proporcionará a Cuba enfileiram o país como um importante parceiro da Ilha. O governo brasileiro financiará com cerca de 450 milhões de dólares a modernização de rodovias, ferrovias e depósitos no porto de Mariel e fornecerá créditos para irrigar o comércio entre os dois países, hoje no modesto nível de 330 milhões de dólares.
Estimativas feitas no âmbito do Grupo de Trabalho Brasil-Cuba, dão conta de que o intercâmbio comercial entre os dois países, que já foi de 571 milhões de dólares e caiu em decorrência da crise financeira mundial, pode voltar a incrementar-se. Paralelamente à visita presidencial, foi organizada uma comitiva empresarial brasileira que revelou a disposição de gerar negócios de até 1 bilhão de dólares em contratos de longo prazo.
Os dois governos estão assinando também acordos nas áreas de saúde, tecnologia e agricultura. Os estreitos vínculos entre os dois países se expressam também na área da educação. Cuba já formou 626 jóvens brasileiros principalmente em Medicina na Escola Latino Americana (ELAM). Outros 835 estudantes brasileiros continuam estudando atualmente em Cuba.
Vermelho com agências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário