segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Golpistas decretam estado de sítio em Honduras

Hondurenhos perdem liberdade de expressão e direito de ir e vir por 45 dias
Do R7, com agências internacionais.
O governo golpista de Honduras baixou neste domingo (27) um decreto que dá às autoridades o direito de proibir manifestações e reuniões públicas pelos próximos 45 dias. Também poderá suspender a liberdade de imprensa e de expressão se julgar necessário. Na prática, o país está sob um estado de sítio.
O decreto ainda autoriza que as forças armadas e a polícia fechem estações de rádio, TV e redações de jornais "que não ajustarem sua programação".
Segundo o jornal espanhol El País, o decreto foi aprovado numa reunião ministerial do presidente golpista Roberto Micheletti na última terça (22), um dia após o presidente deposto Manuel Zelaya retornar ao país e se asilar na embaixada brasileira.
Por 45 dias os hondurenhos terão suspensas a liberdade de livre circulação, de reunião e de expressão. Os presos do país também ficarão sob um regime de direito especial. Na prática, o país entra sob estado de sítio.

Golpe e asilo na embaixada
O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, foi derrubado do governo por um golpe de Estado no dia 28 de junho. Zelaya ficou então refugiado na Nicarágua. Na última segunda (21), ele voltou escondido ao país e se abrigou na embaixada brasileira.
A estadia de Zelaya na representação diplomática do Brasil jogou para o país parte da responsabilidade para resolver a crise política no país da América Central.
Fonte: Desabafo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário