sábado, 3 de outubro de 2009

Brasileira morreu em Samoa, diz jornal

Segundo reportagem, mulher estaria hospedada em resort no sudeste da ilha de Upolu, a região mais atingida pelo tsunami Da BBC Brasil

Uma reportagem do jornal neo-zelandês "The Dominion Post" afirma que uma turista brasileira teria morrido no tsunami que atingiu Samoa nesta semana. A brasileira, cuja identidade não foi revelada pelo jornal, estaria hospedada no resort Taufua Beach Fales, na praia de Lalomanu, no sudeste da ilha de Upolu, a região mais atingida pelo tsunami.
Muitos dos hotéis no local têm bangalôs para os hóspedes na praia. Mike Adye, funcionário da defesa civil na região de Hawke"s Bay, disse ao jornal que, na hora do desastre, ele passou correndo pelo resort, gritando aos turistas para que corressem por suas vidas.
Segundo ele informou ao jornal, quatro turistas morreram no resort: além da brasileira, duas crianças australianas e uma mulher neo-zelandesa.
As equipes de resgate continuam a procurar sobreviventes. O primeiro ministro de Samoa, Tuilaepa Sailele disse que 110 pessoas morreram em suas ilhas, e a devastação é "completa".
Segundo as autoridades, dezenas de milhares de pessoas precisam de ajuda nos vilarejos arrasados pela onda gigante, causada pelo terremoto de terça-feira (29). A ONU anunciou que vai mandar equipes de emergência.

Nenhuma casa em pé

"A devastação causada foi completa", disse o primeiro-ministro à Radio New Zealand, depois de inspecionar a costa sudeste da ilha principal do arquipélago, Upolu. "Em alguns vilarejos, não sobrou nenhuma casa em pé. Tudo foi alcançado em 10 minutos pelo tsunami, muito poderoso."
Segundo as autoridades de Samoa, ainda há desaparecidos que poderiam, facilmente, ter sido levados pela onda ou estar enterrados embaixo de escombros. Moradores e turistas fugiram para as regiões mais altas enquanto barcos eram empurrados para a terra e carros e pessoas sugadas pelo mar.

Terremoto

O terremoto de 8,4 graus de magnitude na escala Richter foi registrado na terça-feira (29) à tarde, provocando ondas de até 4,5 metros de altura em algumas áreas das ilhas. Turistas neo-zelandeses - bastante comuns nas ilhas - falaram ter visto "caminhões" transportando corpos nas áreas mais atingidas, no sul de Upolo.
O epicentro do terremoto foi no solo do mar a uma profundidade de 33 quilômetros, a cerca de 190 quilômetros de Apia, a principal cidade de Upolo. O tsunami provocado no Oceano Índico, no dia seguinte ao natal de 2004, foi o pior já registrado até hoje, causando a morte de 230 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário