terça-feira, 1 de setembro de 2009

Presidente da Colômbia contrai gripe A

Álvaro Uribe apresentou os primeiros sintomas na 6ª-feira. Ele esteve na Argentina participando da Cúpula da Unasul



Da BBC Brasil

Por meios diplomáticos, o governo colombiano também enviou um alerta aos demais líderes da região, advertindo sobre o contágio.
Uribe esteve reunido com os demais presidentes da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), entre eles o presidente Lula, na última sexta-feira, em Bariloche, Argentina, onde começou a apresentar os primeiros sintomas da doença.
O presidente colombiano, de 57 anos, está isolado em sua residência, de onde manterá suas atividades de governo enquanto recebe tratamento médico. O contágio pelo vírus da gripe A (H1N1) foi confirmado no sábado, por meio de um exame.

Alerta

O ministro da Saúde da Colômbia, Diego Palacio, disse, em entrevista coletiva em Bogotá, que o estado de saúde do presidente é "satisfatório".
"Não acreditamos que o presidente tenha algum fator de risco adicional", disse Palacio.
O governo colombiano informou as demais delegações que participaram da Cúpula da Unasul sobre o contágio de Uribe e recomendou que elas adotem medidas necessárias de precaução.
Uribe é o segundo presidente latino-americano a ser contaminado pela gripe A (H1N1).
O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, foi o primeiro a ser contaminado pelo vírus, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, já infectou mais de 209 mil pessoas em todo o mundo.

Chávez

Ao final de uma entrevista coletiva em Caracas, neste domingo, o presidente venezuelano Hugo Chávez, com quem Uribe trava uma das piores disputas diplomáticas da região, lamentou a doença do líder colombiano.
"Lamento muito isso, espero que não tenha maior repercussão na saúde do presidente e esperamos que ninguém mais se contamine", afirmou Chávez.
"Eu me sinto muito bem", acrescentou Chávez, pouco antes de iniciar uma viagem internacional de dez dias durante a qual visitará Líbia, Síria, Irã e Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário