domingo, 4 de outubro de 2009

Morre a cantora argentina Mercedes Sosa

BUENOS AIRES - A cantora argentina Mercedes Sosa, de 74 anos, morreu neste domingo em Buenos Aires. A cantora sofria de uma doença hepática complicada por problemas respiratórios.
José Paulo Kupfer: A voz da dignidade latino-americana
"Nesta data, na cidade de Buenos Aires, Argentina, temos que informar que a senhora Mercedes Sosa, a maior artista da Música Popular Latino-americana, nos deixou", afirmou sua família em uma nota.
A morte de Mercedes Sosa mobilizou a Argentina neste domingo. Todos os canais de televisão passaram a transmitir shows dela."Mãe amada e amorosa, mulher da América ferida, a sua canção nos dá asas e faz com que a pátria toda, encolhida e desolada, ainda não morra, porque sempre cantarás nas nossas almas", afirmou a cantora Teresa Parodi, amiga de Sosa.
Outro artista e amigo de Mercedes Sosa, Juan Carlos Saravia, disse que a notícia era esperada, mas "quando chega é muito triste".
O corpo da artista é velado desde do meio-dia (horário de Buenos Aires), na sede do Congresso Nacional.
"La Negra"
Sosa é uma das intérpretes mais conhecidas da música regional latino-americana e a mais famosa artista argentina depois de Carlos Gardel e Astor Piazzolla.
Com seis décadas de carreira na qual circulou por todos os gêneros musicais, Mercedes Sosa repartiu o palco em todo mundo com músicos de diferentes estilos e gerações, sem perder nunca sua profunda ligação com o folclore, a música predominante do interior argentino.
Entre os compositores que interpretou estão Charly García, Alejandro Lerner, Atahualpa Yupanqui, León Gieco, Fito Páez e Silvio Rodríguez.
Sosa enfrentou também censura e perseguição na década de 1970, durante a ditadura militar argentina, quando os seus discos, carregados de conteúdo social, transformaram-se em referência contra o regime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário